30 de março de 2022

BREVE HISTÓRICO SOBRE OS COSMÉTICOS

Cleopatra - BREVE HISTÓRICO SOBRE OS COSMÉTICOS - BEATRIZ LABAT

BREVE HISTÓRICO SOBRE OS COSMÉTICOS

 Cleópatra, que bem representou o ideal de beleza dos tempos antigos, e sempre se tornou referência para as tendências da moda, nos mostra como os cuidados com a pele sempre foram excessivamente valorizados.


Banhos em leite, cobrir a face com argila e utilizar maquiagem pesada cobrindo os olhos com pó de Khol (uma tinta negra descoberta no Egito) faziam parte do cenário.


O tom esverdeado para impregnar e proteger as pálpebras dos nobres era obtido por meio das misturas de metais pesados extraídos da natureza.


Já as romanas mais abastadas tinham como hábito as máscaras noturnas, nas quais ingredientes como farinha de favas e miolo de pão se combinavam ao leite de jumenta diluído, para formar papas de beleza.


Na Idade Média, por sua vez, o açafrão era utilizado para cobrir os lábios, desempenhando o mesmo papel que os batons em nossos dias.


As pessoas não medem esforços em nome da beleza!

No final do século XVIII, o parlamento inglês recebeu a proposta de uma lei que tentava impor às mulheres que se adornavam a mesma penalidade que era imposta por bruxaria, o termo desobrigado de suas responsabilidades os maridos que haviam casado com uma "máscara falsa": "todas as mulheres que a partir deste ato tirarem vantagem, seduzirem ou atraírem ao matrimônio qualquer súdito de Sua Majestade por meio de perfumes, pinturas, cosmético, loções, dentes artificiais, cabelo falso, lã de Espanha, espartilhos de ferro, armação para saias ou sapatos altos, ficam sujeitas á penalidade da lei que agora entra em vigor contra bruxaria".


Hoje, a maquiagem e a cosmética ganharam seu espaço na sociedade e no mercado comercial.


Assista o filme Cleópatra!


TEXTO TIRADO LIVRO MAQUIADOR PROFISSIONAL.


Gostou desse post, compartilha Cleopatra - BREVE HISTÓRICO SOBRE OS COSMÉTICOS - BEATRIZ LABATcom seu amigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário