8 de junho de 2022

PRINCIPAIS AMINOÁCIDOS PARA O CABELO - DICAS DE TRATAMENTOS

PRINCIPAIS AMINOÁCIDOS PARA O CABELO - CLUB DA BIA - BEATRIZ LABAT


Olá queridos leitores, hoje vamos falar da importância dos principais aminoácidos para o no nosso cabelo, vou abordar palavras mais técnicas e não poderia faltar dicas para vocês.


Se você é um cabeleireiro pode cair como uma luva, ou se apenas gosta do tema também pode te ajudar por conter dicas valiosas.


PRINCIPAIS AMINOÁCIDOS PARA O CABELO - DICAS DE TRATAMENTOS


Primeiramente vou explicar o que é um aminoácido, aminoácido nada mais é que uma matéria prima a famosa queratina, vamos imaginar se pegássemos os aminoácidos e colocassem dentro de uma caixinha, essa caixinha é o que chamamos de queratina, e dentro do nosso fio de cabelo existem várias dessas caixinhas uma do lado da outra, é a junção dos aminoácidos dentro do fio, assim se forma a queratina.


Vou listar pra vocês os 20 aminoácidos existentes, mas é claro que em alguns lugares muda o nome, mas não seu sentido.


(Valina, Leucina, Triptofano, Prolina, Isoleucina, Metionina, Fenilanina, Alina, Treonina, Glicina, Asparagina, Glutamina, Cisteína, Serina, Tirosina, Arginina, Histidina, Lisina, Ácido Glutâmico, Ácido Aspártico.)

É importante saber sobre os aminoácidos do cabelo?

Sim, porque você está aprendendo nomes técnicos isso pode ser de grande valor na hora de comprar um produto, ler seu rótulo e poder cuidar melhor do seu cabelo.


CAMADAS DO FIO - BEATRIZ LABAT

Imagine que o fio de cabelo seja como um lápis de cor, podemos visualizar na imagem acima sua estrutura, a cutícula, córtex e a medula, vou explicar cada uma delas.

A cutícula é a camada protetora externa do fio, que recobre todo o córtex e é responsável pelo brilho e textura.


Uma cutícula em estado normal é suave e permite o reflexo de luz, ou seja tem brilho esse cabelo, ela é composta de 6 a 8 camadas de células planas sobrepostas, permitindo a entrada de aminoácidos, essas camadas de cutículas invisível contém lipídios (gorduras) resistentes à água, que agem como um hidratante condicionador natural.   


Quando trabalhamos com química, precisamos abrir essas camadas de cutículas para ter acesso ao córtex, à onde ocorrem as transformações capilares.


Minha dica é: se seu cabelo está apenas seco, volumoso, sem brilho, sem vida, as pontas duplas, usa muita chapinha e secador ou até mesmo vai na piscina regularmente, esses são danos cuticulares mais fáceis de resolver.


A cutícula é formada por água e óleo, e é transparente permitindo ver a cor do córtex, ela é a sua proteção, então temos que repor isso para ter cutículas mais saudáveis.  


Eu indico investir um ou dois creme nutritivos e hidratantes para repor esse óleo natural e a água.


ATIVOS NUTRITIVOS: Ceramidas, Óleo Vegetais (Oliva, Coco, Rícino), Ojon, (leia os rótulos das embalagens).


ATIVOS HIDRATANTES: Aloe Vera, D'Pantenol, Glicerina, Buriti, Argan, Macadâmia, e Camélia, (leia os rótulos das embalagens).


Esses ativos é só um norte para você, porque vária de marca para marca, e todos os anos temos mudança na moda então não se apeguem muito à isso, mas é importante ler e saber.

CAMADAS DO FIO - BEATRIZ LABAT

O córtex é a camada que sustenta o fio, representa 90% do peso total do cabelo, ele é responsável pela forma, força, elasticidade e cor do fio, formando uma proteína chamada queratina.


Quando fazemos uma transformação química no cabelo descoloração ou coloração, mexemos diretamente nessas caixinhas de aminoácidos, entre uma ou outras dessas caixinhas de queratina que encontramos os grânulos de pigmentos que dão cor ao fio.


Mas não podemos esquecer do carbono, o carbono é a molécula principal existente dentro do cabelo, o carbono gera os aminoácidos, esses aminoácidos se ligam entre si formando à queratina, a queratina assim gera o fio de cabelo. 


Dentro do nosso cabelo temos as ligações de aminoácidos, que se ligam, formando uma proteína (queratina), essas proteínas são fundamentais para o crescimento do cabelo e seu fortalecimento, então vamos as dicas para o melhor tratamento.


Cabelos quimicamente tratados precisam repor esse carbono, mas é impossível repor carbono diretamente, então para repor esse carbono vamos repor os aminoácidos existentes nos fios com os tratamentos capilares que tenham nanotecnologia, assim conseguimos repor o carbono.


Cabelos que passaram por um processo de descoloração, coloração, muita chapinha, progressiva e que esteja muito danificado precisamos começar os tratamentos com os cronograma capilares. 


Podemos encontrar esse ativos nos produtos para repor aminoácidos importantes. 

ATIVOS RECONSTRUTORES: Arginina, Biotina, Cisteína. Queratina Proteínas e Aminoácidos do trigo (Hydrolyzed Wheat Protein), (Wheat Amino Ácidos). Com produtos à base de arginina, cisteína e etc…

Esse tipo de cabelo é deficiente em água reposição hídrica, lipídios (gordura) e aminoácidos, um cronograma capilar rigoroso tem que ser seguido à risca, tem casos graves que só a tesoura resolve infelizmente.


Cronograma com reconstrução, nutrição e hidratação, se seu cabelo estiver elástico pula a hidratação por no mínimo um mês, porque o cabelo elástico fica mole quando molhado e a hidratação dente a deixar ele mais molinho ainda, então evite até que seu cabelo ganhe um pouco de força.

CAMADAS DO FIO - BEATRIZ LABAT

E por último temos no interior do córtex a Medula, não há relatos da importância da medula para o fio, em alguns casos ela é ausente, mas é importante saber que ela existe, mas não interfere em nada na hora dos tratamentos.


Infelizmente quem tem o cabelo no nível de dano extremo acaba se tornando refém do cronograma capilar, porque se para de tratar esse cabelo ele volta ao seu nível de dano anterior, por isso nunca deixe seu cabelo chegar a esse ponto.

Bom essas foi as minhas dicas para esse post, sou cabeleireira formada, se gostou deixe um comentário para mim.


Esse post foi útil? Compartilhe com um amigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário