Eu sei que a tentação é muito grande quando entramos na loja de maquiagens e queremos comprar tudo, mas é um universo enorme e para começar não precisamos comprar tudo, até porque nem tudo que está na prateleira é adequado para o seu tipo de pele.
Eu indico começar com um kit básico de maquiagem personalizado com os produtos certo para você!
Primeira regra muito importante é descobrir seu tipo de pele: oleosa, mista (oleosa na área T e secas ao redor), seca, normal, sensível.
O melhor caminho é um especialista dermatologista ou esteticista da pele, para te orientar sobre sua pele.
Agora vamos às compras!
O QUE VOCÊ PRECISA TER, PARA UMA MAQUIAGEM LINDA E BÁSICA
ACESSÓRIOS
Comece por eles, não precisa comprar os mais caros, agora vamos investir em acessórios mais em conta, algodão, lenços de papel, hastes flexíveis (cotonete), demaquilante, apontador de maquiagem e micropore.
Os acessórios vão servir para dar aquele toque fino na maquiagem, tirar borrados e remover a maquiagem mesmo, o micropore pode auxiliar naquele delineador de gatinho lindo ou até mesmo um esfumado, por ser próprio para pele eu adoro e indico.
PRIMER
O primer é o queridinhos de todas as pessoas que tem os poros dilatados não é mesmo, com a função de disfarçar os poros, minimizar as linhas finas e controlar a oleosidade da pele, o primer ainda ajuda a fixar a maquiagem.
Temos que aplicar sempre antes da base, certificando-se de cobrir toda a área do rosto, e se quiser uma maquiagem mais profissional adote as versões para a área específica, como olhos e boca.
CORRETIVO
Esse é um produto que jamais pode faltar no kit de maquiagens, mas não tenha pressa na hora de comprá-lo, tome cuidado em lojas em que não haja muita luz natural, como o shoppings, opte em comprar um corretivo que seja um tom mais claro que o tom da sua base.
Além dos tradicionais tons na cor da pele, existem corretivos coloridos, específicos para disfarçar olheiras mais escuras e outras marcas.
O amarelo por exemplo é perfeito para disfarçar olheiras e o verde ajuda cobrir as espinhas e pontos avermelhados, mas se tiver sardas opte pelo lilás.
Você pode usar antes ou depois da base, mas não carregue na quantidade, principalmente se você tem ruguinhas, isso pode ressaltá-las.
PÓ
Vou listar aqui vários tipos de pó, com texturas e funções diferentes:
Compacto: oferece maior cobertura e é perfeito para retoques, ao longo do dia ou durante uma festa, podendo ser opaco ou bom brilho.
Solto: em grãos finos, oferece cobertura bem natural, é ótimo para peles oleosas, mas não muito prático para retoques, pode ser encontrado nas versões opaca ou brilho.
Translúcido: compacto ou solto, oferece cobertura suave, os grãos ultrafinos ajudam a fixar a maquiagem, e muitas versões prometem controlar o excesso de oleosidade, no entanto, fique atenta para não exagerar na quantidade, qualquer deslize a fará parecer a prima mais velha do Gasparzinho na foto.
Opaco: compacto ou solto, pode ser usado tanto à noite quanto durante o dia, desde que se escolha o tom exato da sua pele.
Mineral: com grãos ultrafinos, é encontrado compacto ou solto, como o nome já diz, contém minerais na fórmula e é ideal para peles oleosas, pois não obstrui os poros, conferindo um aspecto aveludado à pele.
Bronzeador: confere aquele efeito verão, mas costuma ser usado para afinar o rosto.
BASE
Chegamos no nosso amorzinho a base, ela vem logo após o primer e talvez os corretivos, a base é a nossa aliada é ela que vai determinar o sucesso da maquiagem.
Quando se trata da base, temos que comprar os produtos de alta qualidade, aquelas que oferecem maior cobertura e maior durabilidade, corrigindo qualquer imperfeição da pele.
Por isso, é muito importante acertar o tom da base, em uma luz natural é o ideal para ver a cor certa, tente pegar um tom que fique harmônico com o pescoço.
BLUSH
O blush é encontrado nas versões em pó, cremosa ou líquida, qualquer que seja a escolha, fique atenta à aplicação, use pincel para aplicar o blush em pó, evitando as esponjas que podem criar o efeito “festa junina”.
As versões cremosas são muito fáceis de aplicar, mas evite-a se você tiver pele oleosa, para não acabar a noite com cara de “cobertura de morango”.
As versões líquidas são semelhantes às cremosas: fácil de aplicar, mas secam em pouco tempo, o que significa que você terá de ser bem rápida ao aplicar para não ficar com aquela cara de Chiquinha.
O ideal para passar o blush é nas maçãs do rosto e pouco.
ILUMINADOR
O iluminador deixa seu rosto naturalmente iluminado e fino, é o queridinho das blogueiras de maquiagens, até para uma maquiagem básica ela é útil, e temos que ter no nosso kit de maquiagem com certeza.
Existem três tipos básicos de iluminador: líquido, cremoso e em pó compacto ou solto.
O branco é um clássico, e o temos várias cores creme, champanhe, dourado e rosê.
Se sua pele for oleosa opte por um iluminador sem brilho, e prefira as versões em pó.
Aplique no canto interno do olhos e logo abaixo das sobrancelhas para abrir o olhar, um pouquinho acima da boca e acima do contorno das bochechas, para os dias de festa você pode usar ele como sombra e ficar com cara de diva.
LÁPIS DE OLHO
Existem vários tipos de lápis de olhos à venda, mas eu não recomendo economizar, porque ele vai na área dos olhos, para o seu bem estar compre um de ótima qualidade e que tenha boa cobertura na hora de preencher a pálpebra.
Os principais tipos de lápis de olhos são o de madeira e o kajal, o de madeira pode ser encontrado nas versões comum ou jumbo, já o kajal é macio e cremoso, fácil de aplicar e perfeito para fazer aquele traço bem marcado, mas tem uma desvantagem: não combina com dias quentes e lugares abafados.
MÁSCARA PARA CÍLIOS
A máscara de cílios tem o poder de destacar sua maquiagem, e é tão importante no seu kit de maquiagem quanto o batom.
A máscara de cílios tem versões para todas as ocasiões, se você quiser:
Alongar os cílios: use produtos com cerdas finas e longas.
Dar volume a eles: opte por aplicadores com cerdas curtas e grossas, de preferência com uma leve curvatura.
Curvá-los: escolha as escovinhas em formato de C, para intensificar o efeito curvo, aplique fazendo movimento em ziguezague.
Para não deixar escapar nenhum pelinho, conte com os modelos tipo “ouriço”, que garantem uma aplicação uniforme e são ótimas para preencher os cílios inferiores.
BATOM
O batom realça a maquiagem, já ouviram falar no rosto nada mais na boca tudo, isso porque o batom é o brilho da maquiagem.
Existem vários tipos de batons, os mais comuns são o cremoso, o cintilante, o matte, o gloss e o envernizado.
O cremoso tem boa cobertura e um grande poder de hidratação, mas precisa de retoques ao longo do dia, os cintilantes são, em geral mais suaves, ideais para aplicar sobre outra camada de batom, a fim de intensificar o brilho.
Se você quiser uma cor intensa opte pelo batom matte, mais não esqueça de hidratar sua boca antes, para não ficar com aparência feia, pode usar um lipbalm ou uma manteiga de cacau.
O gloss é lindo, é um tipo de batom transparente e com muito brilho, infelizmente dura pouco, hidrata bastante e dá volume, o ideal é para passar no centro dos lábios após o batom para dar um glow.
Já os envernizados têm boa fixação e o efeito de molhado, uma mistura de batom cremoso e gloss.
DELINEADOR
O delineador é um coringa no seu kit de maquiagens, se você não tem muita prática eu indico fazer o traço do delineado um pincel e sombra preta, depois vem o delineador por cima, isso vai ajudar você a pegar uma boa prática, bem rápido.
E ele ajuda a ressaltar os olhos, só basta um pouco de treino e paciência, agora vamos aos tipos de delineador:
Líquido: é o mais comum, e o mais difícil de aplicar, em compensação, depois de praticar bastante é com ele que você fará traços finos perfeitos.
Em gel ou creme: esse é o meu preferido haha! Requer o uso de um pincel, em especial o chanfrado, não é tão difícil de usar e permite controlar bem a espessura do traço, no entanto, às vezes seca bem rápido, o mais o meu mesmo não seca eu aplico sombra preta por cima para secar, aí varia de marca para marca.
Em forma de caneta: é prático e oferece firmeza na hora de aplicar, mas demora mais para secar.
Em pó: fácil de aplicar, é ideal para quem prefere um delineado mais grosso.
SOMBRA
Existem cinco tipos de sombra:
Em pó: tem acabamento bem natural e pode ser aplicada tanto com pincel seco ou molhado. Com o pincel seco é recomendado usar um lencinho protetor abaixo dos olhos na hora da aplicação, para evitar borrar a pele já preparada.
Compacta: mais fácil de aplicar que a versão em pó, tem uma ótima fixação e não borra.
Líquida: nas cores neutras, pode se transformar em um grande curinga, ajudando a fixar a sombra em pó, é preciso espalhar muito bem, para evitar que o produto se acumule nas dobrinhas do olho.
Cremosa: tem efeito acetinado, mas não é muito durável, se você não tem muita prática com os pincéis, use os dedos para aplicá-los. Assim, irá garantir uma cobertura uniforme.
Pigmento: tem cor intensa e um brilho incomparável, mas pede um pouquinho de jeito na hora de aplicar. Para ajudar na fixação, o uso do primer específico para os olhos ou um fixador de sombras, costuma ser indicado pelos profissionais.
E para finalizar esse nosso kit incrível de maquiagem eu fiz esse post falando sobre os pincéis que é muito usado para fazer uma make, eu preferi fazer em um outro post para não ficar muito longo esse, tá ok.
Gostaria de saber sobre os pinceis de maquiagens e para que cada um server confira esse post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário